sábado, 20 de setembro de 2008

Imagem Sensível

Primeiramente queria explicar o motivo de minha ausência. Meu teclado havia queimado após uma queda de energia, mas agora estou de volta e espero que não me apareça novos empecilhos ...

Agora vamos ao que interessa.

Imagem sensível, este termo está relacionado às Hipermídias, denominamos sensível aquilo que gera uma percepção repentina antes de termos consciência do real significado da imagem, está ligado ao que chamamos de primeiridade do signo. Signo é tudo aquilo que representa algo para alguém, e a primeiridade está relacionada ao primeiro impacto que este signo, no caso a imagem, causa em alguém. A partir disso posso começar a falar sobre “Imagem Sensível”, pois o seu destaque está localizado na primeiridade, um momento onde a sua relação com a imagem é uma relação de conhecimento, é análogo a “um despertar no meio da noite e partir para uma compreensão do desconhecido”.






Está ai um exemplo de imagem sensível, é notável a preocupação do fotógrafo com a primeiridade da imagem, o que está em conta não são realmente os objetos em particular que compõem a fotografia, é sim a soma de tudo que está composto na imagem, realçando nossa sensibilidade, o foco é despertar os sentidos e emoções, dispensando o uso da razão.

Nenhum comentário: